20.07.17

Organização das roupas com as crianças

Autonomia e independência são muito importantes aqui em casa. Gostamos que Catarina participe das tarefas conforme ela tenha capacidade. 

Desde 1 ano, ela ganhou vassoura, rodo e pá pequenas para ajudar na limpeza. 

É verdade que na maioria das vezes temos que refazer tudo que ela fez, mas sabemos que faz parte do processo de aprendizagem. 

Logo depois, Catarina assumiu a comida dos gatos. Ela adora e se diverte colocando um pouco de ração em cada pote, enquanto os gatos miam pedindo mais. 
Agora com 3 anos ela vai começar a arrumar suas roupas. 

Primeiro fiz roupas cortadas de EVA e ela colou em cada gaveta. E agora vamos todos os dias deixar ela pegar a roupa e tentar guardar. Ainda estamos trabalhando a parte de dobrar. 

.

Também decidi que já tava passando da hora das roupas usadas ficarem jogadas pela casa. 

Fiz um monstro comedor de roupa suja para Catarina alimentar e não ter mais roupas espalhadas. O monstro fez tanto sucesso que já estou pensando em fazer outras versões para a bagunça acabar de vez! 


Outras coisas que tentamos fazer junto com Catarina é limpar o chão quando ela derruba algo (lógico quando não inlcui vidros), escovar os dentes e os cabelos ela que decidiu que queria fazer sozinha, então, ficamos de olho e reforçamos a limpeza no final. 

Catarina também curte se vestir sozinha, inclusive escolhendo a roupas e os sapatos. Alguns dias tenho que argumentar muito pra convencer que no verão de 40• do Rio não dá pra sair de casaco.