18.11.17

Parem de aumentar a culpa materna

img_2878.jpg

🤔🤐🗣Uma coisa me irrita muito nessa vida (várias, mas vou falar de uma pq to precisando): falta de responsabilidade com os outros. Se juntar isso a culpa materna… me tira do sério!! 😡😤

Somos diferentes! Às vezes escolhemos caminhos diferentes, mas nem sempre é escolha. Às vezes só seguimos o caminho que foi possível.

Acho super justo quem se orgulha de ter conseguido “sua vitória”, mas isso não torna você melhor que outra mãe, que não fez o mesmo que vc.

A gente não conhece a história de ninguém.

Eu, por exemplo, amamentei Catarina até 2 anos e 10 meses. 😮

eu tenho orgulho de mim por isso? Tenho. Mas eu sei que tive milhões de privilégios para conseguir isso. Por isso, nunca julguei quem não amamentou. Seja por decisão ou por falta de opção, eu não conheço aquela história. E não tenho o direito de achar que sou melhor que ngm. Até pq eu não sou mesmo.😆

Eu tive parto normal. Eu não tinha medo da dor, eu achava que era assim e ponto. Mas se vc tem medo da dor, da espera ou se por qq outro motivo (tá vendo, nunca vou saber todos os motivos. Ngm sabe) vc optou por fazer cesariana, eu torço igualmente que tudo ocorra bem e respeito a SUA decisão.

E acho mesmo que ngm tem nada com isso! O corpo é seu. O filho também.

Acho lindo o discurso “falta informação” que tanto se prega pela internet. Mas é lindo só na teoria, pq na prática é cruel. E excludente.

Ngm sabe de tudo. Nem médicos nem mães. Então, não joguem a culpa, por alguém ter tomado uma decisão diferente da sua, na falta de informação da mãe! Às vezes ela sabe até mais que vc, mas fez a escolha DELA. Ou, quem sabe, ela não teve escolha. E às vezes ela nem teve interesse/tempo/dinheiro/saco/vontade de pesquisar.

Criticar alguém, ou pior, debochar e fazer pouco da realidade de alguém é cruel!!!

Se vc tem algum conhecimento que pode de fato ajudar o outro, explique. Conte pra todo mundo. Fale e grite o que vc sabe.

Mas, por favor, não venha com: ah, ngm sabe nada! As mães x estão iludidas/erradas/perdidas.

Parem e respeitem os outros. Respeitem o caminho dos outros! A dor de quem você não conhece.

Aumentar a culpa fazendo card não ajuda ngm! Tenham responsabilidade! Espalhem conhecimento, informações e amor.

Ensinem amor!❤️

Beijos, Carol Eloy

Texto postado nas redes sociais: @Instagram Brincar Importa e /Facebook Brincar Importa – Catarina Brinca

(Vou trazer pra cá tb um pouco dos desabafos sobre a maternidade!)